Corinthians altera programação médica para facilitar pré-temporada de 2026

Atualizado: 12/11/2025, 21:40
Carrillo corre na esteira enquanto é monitorado por médicos do Corinthians

Com o calendário de 2026 do futebol brasileiro começando antes, o Corinthians também resolveu antecipar a própria programação e iniciou os exames médicos dos jogadores nesta quarta-feira (12). Na reapresentação dos atletas ao CT Joaquim Grava, o departamento médico submeteu o elenco aos exames, normalmente feitos na pré-temporada.

➕ Corinthians contrata atacante do Bahia para 2026 no futebol feminino

A questão é que o calendário para o ano que vem prevê uma programação diferente, inclusive com o Brasileirão começando em janeiro. Desta forma, o Corinthians tenta se antecipar e já chegar ao início da preparação com dados individuais dos jogadores, até para uso e consulta de comissão técnica e departamento médico.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Entre os exames, estiveram testes de força, controle da frequência cardíaca e coleta de sangue, entre outros. João Marcelo, médico do Corinthians, explicou que a antecipação tem como foco dar mais tempo ao clube em caso de necessidade de resposta a problemas.

"Realizamos os exames anualmente para saber o estágio e condições clínicas dos atletas, para saber se teve alguma alteração de um ano para o outro. Preferimos fazer agora, no final de 2025, já contando com a previsão de retorno dia 3 de janeiro e início dos nossos jogos dia 11. Para otimizar o tempo no retorno, já agilizamos os testes cardiológicos. Se houver alguma alteração, teremos tempo de trabalhar em cima", detalhou.

As alterações no calendário do futebol brasileiro para 2026 se devem à realização da Copa do Mundo, que acontece entre junho e julho, espalhada por Estados Unidos, Canadá e México. Assim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu antecipar o início do Brasileirão, aumentando o tempo de disputa, e reduzir as datas dos estaduais.

O Corinthians, por exemplo, ainda está na Copa do Brasil de 2025. Caso chegue à final, vai disputar o título até o dia 21 de dezembro, data do segundo jogo. Depois, virão 15 dias de férias para os jogadores e a estreia no Paulistão, em 11 de janeiro. Desta forma, a previsão é de uma pré-temporada curta — e a antecipação dos exames reduz o trabalho.

Apesar dos exames já pensando em 2026, o Corinthians tem desafios deste ano ainda pela frente. Após a reapresentação do elenco, começam os treinamentos para o jogo contra o São Paulo, no dia 20 de novembro, na Neo Química Arena. A bola rola a partir de 19h30 (horário de Brasília).


Compartilhe
João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.