Ronaldo: 15 anos do último gol de um dos maiores da história

Ronaldo Fenômeno fez sucesso pelo Corinthians e foi revelado pelo Cruzeiro. O certo é que o ex-atacante foi um dos maiores do Brasil na posição, fazendo história por onde passou. Em novembro, seu último gol na carreira completa 15 anos.
➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos
Aconteceu no dia 13 de novembro de 2010, em contexto que parece ter sido construído para o ídolo: um jogo entre Corinthians e Cruzeiro brigando pelo título do Brasileirão.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Pela 35ª rodada do Brasileirão 2010, Corinthians e Cruzeiro fizeram confronto direto. O jogo estava empatado por 0 a 0 em São Paulo, no Pacaembu, e o Corinthians, com Ronaldo, teve a chance de vencer no minuto final.
Ao receber bola na área, o atacante sofre pênalti de Gilberto, que foi expulso. Ele mesmo cobrou contra o goleiro Fábio, hoje no Fluminense, e acertou a bola rasteira em um lado, com Fábio caindo para o outro, sem sair na foto.
Relembre o último gol de Ronaldo pelo Corinthians, contra o Cruzeiro, em 2010, abaixo.
Apesar da boa vitória do Corinthians, o campeão brasileiro em 2010 foi o Fluminense, com 71 pontos. O Cruzeiro ficou em segundo lugar, com 69, e o Corinthians em terceiro, com 68.
Ronaldo só se aposentou em fevereiro de 2011, mas depois de período sem jogar. A decisão se deu exatamente por dores e problemas físicos enfrentados pelo atleta, que conviveu com lesões ao longo da carreira.
Números de Ronaldo pelo Corinthians
Ronaldo chegou ao Corinthians em 2008 e deixou a Fiel em polvorosa. No seu tempo de Parque São Jorge, foram 35 gols em 69 jogos pelo Timão, conquistando dois títulos em 2009: Campeonato Paulista e Copa do Brasil.
Foram 5.568 minutos jogados, seis gols de fora da área, 22 de pé direito, oito de pé esquerdo, cinco de cabeça, 18 no primeiro tempo, 17 no segundo tempo e sete de pênaltis. Dos 69 jogos, 67 foram como titular, sendo substituído 23 vezes e tendo o Athletico como sua principal vítima: quatro gols.
Além disso, foram 39 jogos perdidos por lesões, que atrapalharam que a história de Ronaldo no Corinthians fosse ainda mais grandiosa.
Trajetória de Ronaldo pelo Cruzeiro
A trajetória de Ronaldo no Cruzeiro se iniciou em 1993, quando o time mineiro foi campeão da Copa do Brasil. O atacante saiu do São Cristóvão para brilhar na equipe com números impressionantes.
Foram 56 gols em 58 jogos em duas temporadas, ou seja, o torcedor ia ao estádio sabendo que veria Ronaldo marcar. Ele foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores 1993, com oito gols, e do Mineiro 1994, com 22 gols.
Além da Copa do Brasil, Ronaldo foi campeão mineiro pelo Cruzeiro, antes de ser vendido ao PSV, da Holanda, em agosto de 1994, por 6 milhões de dólares, após a Copa do Mundo de 1994.
No final de 2022, com o Cruzeiro vivendo momento ruim, Ronaldo comprou 90% da SAF do clube por um total de R$ 400 milhões. Em 2024, Ronaldo vendeu o Cruzeiro a Pedro Lourenço por R$ 600 milhõs, lucrando com a compra e a venda da equipe mineira.
Por qual clube Ronaldo fez mais gols
As histórias de Ronaldo por Corinthians e Cruzeiro são impressionantes, mas é no Real Madrid que ele mais marcou gols. Foram 104 tentos marcados em 177 partidas. Até hoje, o craque é o brasileiro que mais marcou pelo clube espanhol. Rememore esses grandes momentos.













